(11) 3096-0040
das 8h00 às 19h00

Delivery sem poluição: conheça o serviço de entrega que usa até tuk tuk

Por Larissa Magalhães, em Um Só Planeta

11/08/2021 09h00

Em meio à luta contra um vírus respiratório, empreendedores brasileiros saíram na frente na corrida por soluções que melhorem a qualidade do ar que respiramos. A Carbono Zero Courier, nascida em São Paulo, oferece às empresas a opção de entregar seus produtos por meio de bicicletas e veículos elétricos como os tuk tuks, muito populares na Ásia. O serviço sustentável de redução das emissões de gases poluentes oferecido pela empresa foi destaque do 3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, promovido pela Pipe.Social.

A ideia de contribuir com uma logística urbana sustentável foi o que motivou os irmãos empresários Rafael e Danilo Mambretti a criarem, em 2010, a Carbono Zero Courier. “Criamos com o singelo propósito de mudar o mundo, ainda que seja só um pouquinho. Sem a emissão de gases poluentes, nossa frota hoje contém centenas de bicicletas e dezenas de veículos elétricos como scooters, tuk tuks e furgões”, comenta Leonardo Lorentz, sócio-gestor da empresa.

O serviço funciona assim: uma pessoa física ou jurídica, ao invés de contratar os serviços “tradicionais” de entrega, aciona a Carbono via site ou telefone para solicitar uma entrega esporádica expressa ou para fazer a cotação de entregas múltiplas ou para fazer a cotação de um contrato integral de alocação de bikers exclusivos para entregas por horário integral. A forma de cobrança varia de acordo com o tipo de serviço solicitado, podendo ser por distância percorrida, por entrega e por biker.

O negócio se expandiu para outras cidades próximas à capital paulistana e hoje oferece o serviço com aplicativo, rastreamento das entregas e dados sobre quantidade de emissão de dióxido de carbono (CO2) evitada. Desde o início das operações, 580 toneladas de CO2 deixaram de poluir o planeta.

O cálculo é feito com base em dados do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (DEFRA), de 2012, de que o valor de CO2 emitido por motocicletas abastecidas com gasolina, a cada km rodado, é de 0,127kg. Um entregador, segundo estimativas, se desloca cerca de 150 km/dia e despeja até quatro toneladas de dióxido de carbono na atmosfera ao longo de um ano de trabalho.

Os gases poluentes emitidos por automóveis afetam diretamente a saúde dos seres humanos e seus efeitos na atmosfera são diretamente observados com a crise global do clima, como no aumento de eventos climáticos extremos.

Desde o ano passado, com o isolamento social em decorrência do coronavírus, o número de solicitações de serviços de entrega e, consequentemente, de automóveis associados a esses serviços cresceu acentuadamente. O resultado dessa equação mostra o quanto soluções inteligentes e sustentáveis de logística urbana precisam de incentivo, apoio e disseminação.

Segundo relatório publicado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos morrem sete milhões de pessoas por causas relacionadas à poluição, sendo 50 mil somente no Brasil.

Carbono Zero: entregas feitas com veículos elétricos como scooters, tuk tuks e furgões. — Foto: Divulgação:

Outro estudo que mostra as graves consequências da má qualidade do ar foi apresentado na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 24). Intitulada “Situação Global do Transporte e Mudança Climática Global”, a pesquisa revelou que os transportes são responsáveis por 25% das emissões de gás carbônico globais.

A Carbono Zero Courier foi um dos sete negócios de setores chave da agenda ambiental no Brasil que receberam destaque no 3º Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental com foco em soluções verdes (Mapa Ambiental), realizado pela Pipe.Social. Esses negócios foram selecionados por critérios que passam desde o desempenho até a inovação daquilo que se propõem a fazer.

O Mapa de Negócios é a maior pesquisa nacional sobre negócios de impacto que estão resolvendo desafios alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento traz análises, dados e insights sobre o panorama do setor no Brasil.

https://umsoplaneta.globo.com/opiniao/colunas-e-blogs/o-mundo-que-queremos/post/2021/08/delivery-sem-poluicao-conheca-o-servico-de-entrega-que-usa-ate-tuk-tuk.ghtml